Contratar uma agência de PR é, sem dúvida, um passo importante para uma empresa - seja qual for o seu porte ou segmento-, pois ganhar espaço e relevância na mídia amplia a visibilidade do negócio e constrói reputação positiva.
No entanto, nem todos entendem o escopo de trabalho de uma agência e o que ela consegue ou não oferecer. Quando se fala em mídia espontânea (não paga), a forma de trabalhar e o que é viável ou não executar e alcançar é bem diferente do que quando se trata de publicidade (mídia paga).
Por isso, é preciso tomar cuidado e desconfiar sempre que alguma agência abordar sua empresa com promessas “irresistíveis” ou garantir que sua organização aparecerá no veículo X ou Y, na próxima semana. Esse tipo de “promessa” é bastante questionável, pois o trabalho de PR não funciona de forma tão previsível.
Pensando nisso, nosso time listou 5 “promessas” que não são tão fáceis de cumprir quanto parecem, e com as quais é preciso ficar atento:
• Prometer capa de revista
Quem contrata uma assessoria muitas vezes almeja figurar na capa de uma revista de grande circulação, sabendo que isso será uma importante vitrine para sua empresa e negócios. Sem dúvida, é possível conseguir uma capa - e alguns de nossos clientes já estiveram lá, ao longo da nossa trajetória! -, mas fazer esse tipo de promessa é arriscado, e até mesmo antiético.
• Garantir publicação em veículo específico
Da mesma forma, a agência não pode dar certeza ao cliente de que ele sairá no jornal X ou na revista Y. O assessor irá sugerir pautas, conversar com os jornalistas e influenciadores e utilizar sua rede de contatos para conseguir inserções relevantes para o cliente, mas é impossível “dar nome aos bois”.
• Certificar que a reportagem terá foto
Um fator que costuma ser bastante valorizado pelos clientes é a reportagem com foto. Afinal, quem não quer ver a sua imagem estampada no jornal ou revista? Mais uma vez, essa decisão não depende do assessor de imprensa.
• Dizer que é impossível a matéria cair
Outra situação recorrente, e que costuma criar polêmica, é quando a pauta é derrubada, por questão de espaço ou assuntos mais quentes que passaram na frente. Sim, isso pode acontecer, mesmo depois que a entrevista já foi concedida ou gravada, e não há nada que o assessor possa fazer para impedir. Por isso, não acredite quando alguém disser exatamente o contrário.
• Afirmar que incrementará % das vendas
Essa é mais uma promessa que não tem como ser cumprida. O trabalho de PR agrega valor ao dar visibilidade e construir a reputação da empresa ou produto, mas não converte em vendas, pelo menos não de forma direta. Não é possível medir isso, pois não são questões diretamente conectadas.
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